Seac-RJ promove ação de sustentabilidade na Lagoa
Lagoa é palco de ação ambiental no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Iniciativa inclui oficinas para crianças e serviços gratuitos para adultos, como shiatsu
Em um momento que a limpeza da cidade do Rio já se tornou até lei, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no próximo dia 21 de setembro, ganha uma importância especial. Para celebrar a data, a Lagoa Rodrigo de Freitas será palco de um mutirão de limpeza e manutenção, com a participação de 14 empresas e 140 trabalhadores do setor de serviços, a partir das 10 horas. A iniciativa faz parte da VI Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental, promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em todo o país. No Rio de Janeiro, o evento é realizado pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ) e tem o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Durante todo o dia, voluntários estarão envolvidos nos trabalhos de coleta de lixo e limpeza das vias. As empresas parceiras do Seac-RJ disponibilizarão todo o maquinário e material necessários para garantir a qualidade da ação. Após separação, o lixo coletado será entregue a entidades locais de reciclagem. Em 2012, a mesma ação de sustentabilidade foi responsável pela retirada de 22 toneladas de lixo.
“A questão do lixo é um dos maiores problemas impostos ao ambiente e à sociedade. Abordá-la no processo de educação é um desafio cuja solução passa pelo entendimento de cada indivíduo quanto às suas responsabilidades. Esperamos que o trabalho de conscientização que iniciamos há seis anos tenha surtido efeito e que em 2013 a quantidade de lixo recolhida seja menor”, afirma o presidente do Seac-RJ e da Febrac, Ricardo Garcia.
O presidente do Seac – RJ destaca que, devido à destinação inadequada, grande parte de resíduos inicialmente recicláveis termina sendo inutilizada. A ação de sustentabilidade serve como um alerta para a população.
“Pretendemos por meio deste trabalho, chamar a atenção da população para os cuidados que devemos ter com as áreas públicas, as quais todos desfrutamos. Além disso, temos o dever de retribuir ao meio ambiente tudo o que ele nos oferece”, concluiu Garcia.
Programas – Além das ações de limpeza, estão programadas atividades gratuitas para a diversão de toda a família, das 10 às 14 horas. No Parque dos Patins, será oferecida recreação infantil, com oficinas de artes, de reciclagem infantil, desfile de fantasia, tatuagens temporárias, bolamania e brincadeiras educativas. Já os adultos contarão com serviços de saúde, como medição da pressão arterial, do peso e da massa corporal, além de sessão de shiatsu.
Estive conhecendo o evento, gostei muito e poderia ser copiado por muitas entidades e empresas.Precisamos fazer esse tipo de evento mais vezes durante o ano e tornar a limpeza e conservação um hábito desde criança, não podemos perder o foco.Somente assim teremos uma cidade mais limpa.
Você está correto, Júlio. Esta ação de conscientização reflete também os anseios da própria sociedade, que quer viver em uma cidade mais limpa. O Sindicato de Asseio e Conservação do Rio agradece o seu apoio!