Você sabe identificar uma tendência?
Tendência é a palavra da moda, certo? Mas você já se perguntou se toda novidade pode virar uma tendência ou até mesmo moda? É aí que entra a confusão. Segundo as sócias Vanessa Costa e Monica Carbonell da Sodabites, observatório de tendências de Barcelona, é preciso saber diferenciar novidade, tendência e moda.
Novidade: são fenômenos que surgem a cada instante. É tudo o que você vê, usa e ouve pela primeira vez.
Tendência: é a ante-sala da moda. Quando a novidade começa a ser adotada pelos consumidores influenciadores.
Moda: quando a maioria do grupo adota uma tendência (mainstream).
E o que não é considerado uma tendência? Uma novidade adotada temporariamente por um grupo, que é deixada de lado assim que perde seu frescor. São os chamados fad, comportamentos considerados cool e originais por um período determinado. Ex: cor do verão, phones coloridos e as gravatas borboleta usadas no Japão.
Há tendências que podem virar moda (mainstream) muito rapidamente. No Brasil, temos como exemplo a disseminação de estabelecimentos que se especializaram na venda do frozen yogurt misturado com frutas frescas, como o Yogoberry. Os seus investidores foram guiados pela tendência do brasileiro de buscar sempre uma alimentação mais saudável e refrescante, influenciados também pelo clima tropical. Mas foi somente após mais de um ano de pesquisas para avaliar o mercado e o público que a Yogoberry abril a sua primeira loja em Ipanema, em 2007.
Na hora de identificar uma tendência, esqueça de vez os exercícios de futurismo. É preciso acompanhar e entender o que está acontecendo, obtendo informações de fontes mais variadas possíveis. Elas podem vir dos cool hunters, net hunters e dos próprios influenciadores.
Na próxima postagem, vamos explicar o que são drives e a metodologia para identificar uma tendência.