>Livro Groundswell: Fenômenos Sociais nos Negócios, de Charlene Li e Josh Bernoff
>
Afinal, o que é Groundswell?
As empresas sabem que neste exato momento seus clientes estão escrevendo – elogiando ou não – sobre seus produtos em blogs e em redes sociais, como Facebook, Twitter e You Tube – para dizer somente os principais. Ok, já deu para perceber que trabalhar a imagem de uma empresa hoje em dia não é tarefa fácil. Afinal, o velho boca-a-boca, agora virtual e mais rápido, nunca foi tão influente nos negócios.
E são essas conexões em rede de multidões se manifestando sobre empresas, estilo de vida, comportamento, carreira e por aí vai que dão vida a um fenômeno social que a maioria das empresas enxerga como uma ameaça. Estamos falando do groundswell, um movimento que está sempre em constante mudança e crescimento.
Este é o tema do livro Groundswell: Fenômenos Sociais nos Negócios, de Charlene Li e Josh Bernoff. A obra é essencial para todos que precisam lidar com uma realidade do mercado que já não tem mais volta: o consumidor tem voz. E ela é alta, viu? Há também exemplos práticos de dezenas empresas, de grande e pequeno porte, desde a Procter & Gamble, Ernst & Young até uma pequena vinícula, mas de grande sucesso, na África do Sul.
Escada Tecnográfica Social
Um dado interessante é que no livro, os usuários são classificados de acordo com seu grau de participação no groundswell.
- Criadores – Altamente ativos, criando conteúdo original e relevante em diversos formatos (aúdio, vídeo, texto, fotos)
- Críticos – Participam ativamente de blogs com comentários, fóruns, wikis e review de produtos.
- Coletores – Utilizam RSS para receber notícias, tagueiam fotos e sites.
- Participantes – Mantém perfis em sites de relacionamento
- Espectadores – Lêem blogs, assistem vídeos de outros usuários, escutam podcasts, etc. , porém não participam com conteúdo.
- Inativos – Nenhuma das opções acima (acho que não tem acesso à internet.
Esse vídeo é muito legal e apresenta muito bem o conceito do Groundswell com o co-autor de Charlene, Josh Bernoff.
Na Americanas.com, o livro custa R$ 67,00.