>Sodabites oferece curso Internacional de Coolhunting em BH

>Sodabites, observatório de tendências de Barcelona, realizou neste sábado, dia 20, o seu primeiro evento no Brasil, mais precisamente, em BH, o Curso Internacional de Coolhunting – Decodificando as Tendências . A realização do curso pelas sócias Monica Carbonell e Vanessa Costa Duffy contou com a parceria da Coolhow, que, segundo o próprio site, define-se como “um laboratório criativo que quer, despretensiosamente, fazer de Belo Horizonte a cidade mais cool do Brasil”. Adorei a ideia!


A Sodabites e Coolhow também contaram com o apoio institucional do Simi – Sistema Mineiro de Inovação; FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais; e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas.

O curso foi uma bela surpresa. Dividido em cinco módulos, procurou primeiramente conceituar o que é e o que não é tendência, sua utilidade, as diferenças entre novidade, tendência e moda. Em um segundo momento, foram apresentados os drivers tanto em nível global quanto Brasil. Depois, foram apresentadas as principais tendências de 2011, suas aplicações com exemplos de cases de sucesso e fracasso, e por último, foi realizada uma dinâmica em grupo com exercícios práticos de aplicaçã da tendência do “Flashback Cultural” em diferentes setores – comunicação, brandcontent, marketing ou I+D – cada um podia escolher onde gostaria de aplicar, mas teria que ser no Brasil. “Surgiram várias ideias incríveis, foi surpreendente!!!!”, diz Vanessa CostaComo não pude ficar até o final do curso, vou citar aqui apenas alguns tópicos.


Tipos de tendências:

  • Megatendências: estas podem durar décadas e mudar radicalmente o futuro. Revelam-se em cenários prováveis. Ex: cloud computing.
  • Macrotendências: duram em torno de cinco a dez anos. São baseadas em previsões feitas com estatísticas por vários setores que tenham impacto na sociedade, como economia, meio ambiente, tecnologia, política….Elas criam costumes e refletem-se como dogmas da sociedade, verdades incontestáveis. Ex: super urbanização. Em 2025, 70% da população estarão nas grandes cidades.
  • Microtendências: são as tendências ditadas pelo consumidor, com a personalização dos produtos. Ao contrário da cultura de massa, da padronização, as microtendências podem ser notadas bem pertinho de você. Ou seja, uma atividade realizada por um pequeno grupo pode ter potencial de gerar grandes mudanças na sociedade. Um livro bacana sobre este tema é o “Microtrends: the small forces behind tomorrow’s big change”, traduzindo: Microtendências: as pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã, da dupla Mark Penn e E. Kinney Zalesn. 
  • Industriais: têm duração por tempo indeterminado. São afetadas pelas macrotendências e estão relacionadas às inovações de um setor. Ex: produtos eco-friendly -> bikini descartável.

  • Do consumidor: duram de dois a quatro anos. Estão conectadas com o psicológico dos consumidores, revelando atitudes, desejos e hábitos. Podem ser facilmente detectadas nos ramos da moda, alimentação, comunicação e publicidade. Ex: saúde urbana: a busca pela vida mais saudável. Está relacionada mais ao prazer do que à obrigação. Na Europa, revela-se, por exemplo, com o aumento da cultura do uso das bicicletas. Em Londres, podemos encontrar o café e bar temático Look Mum No HandsJá que a onda é smartphone, existem boas opções de aplicativos para quem deseja manter o corpo em forma. O Fooducate é uma boa pedida para quem deseja ter sempre um nutricionista por perto para não se deixar enganar apenas por promessas de marketing de alguns produtos. Ao ler os rótulos das embalagens, ele informa se o alimento realmente faz bem ou não à saúde. Saindo dos apps, no verão de 2010 de Londres, as mesas de Ping-pong dominaram parques, estações de trem e metrô, museus, bibliotecas e ruas. O Projeto Ping! durou quatro semanas e foi assinado pela organização de arte Sing London, com apoio da Yahoo! Em Berlim, as mesas podem ser encontradas em bares e em Barcelona, a própria prefeitura tratou de instalar algumas mesas pela cidade. Será que chega ao Rio?




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