O que é Inbound Marketing?
Muitas empresas já estão repensando a forma de abordagem dos seus clientes. Com o novo consumidor que pesquisa e se informa antes de comprar, as marcas estão tendo que se adaptar a este novo comportamento. É preciso entender a melhor forma de conquistar e converter as pessoas em fãs dos seus produtos, até que se tornem evangelizadoras da marca, ou seja, defensoras. É aí que entra o conceito do Inbound Marketing: atrair, engajar e fechar venda e encantar.
Diferente do Outbound Marketing, ao invés de propagandas e comerciais que são exibidos sem que haja o consentimento ou busca por parte do consumidor, no Inbound Marketing, a captação é feita através da oferta de conteúdo útil e relevante. Ele deve ser direcionado para um nicho realmente interessado no produto, o potencial cliente, apresentando soluções criativas para os seus problemas.
Portanto, as informações de contato, como e-mail e telefone, além de pesquisas sobre os hábitos de consumo, que podem ser feitas em formulários curtos, são a moeda do mundo Inbound. A metodologia consiste em quatro fases cíclicas: atração, conversão, fechamento e encantamento.