Rio participa da 4ª edição do América Medita com evento no Aterro do Flamengo


No sábado anterior ao Natal (19/12), milhares de pessoas no continente americano vão sentar para meditar juntas em prol de um único objetivo: a paz. Para esta quarta edição do evento América Medita, organizado pela Arte de Viver, 15 cidades brasileiras já estão confirmadas: Fortaleza, Recife, Vitoria, São José dos Campos, Salvador, Indaiatuba, Uberlândia, Aracaju, Brasília, Niterói, Balneário Camboriú, Macaé, Lauro de Freitas, Belo Horizonte e Natal. No Rio de Janeiro, o evento vai acontecer no Aterro do Flamengo e contará com um aulão de yoga, música e a apresentação do coral Harmonicanto, com as crianças e adolescentes moradores das comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho.

AmericaMedita2015_Brasil.pdf

Albert Einstein afirmou ser possível desencadear uma reação em massa, capaz de alterar vastas quantidades de energia, modificando a vibração de um único átomo. Na época (1930), o anuncio fomentou o início dos estudos em torno da bomba atômica. Em uma ação de consequência totalmente inversa, o objetivo do América Medita é baseado, no entanto, nessa mesma premissa. De acordo com estudos, quando 100 pessoas meditam juntas, toda a região ao redor, num raio de 5 km, também é beneficiada. A paz promovida pela meditação também pode alcançar largas distâncias.

Motivados por essa consciênciaem outubro de 2009, integrantes brasileiros e de outros países latino-americanos da organização Arte de Viver promoveram a primeira edição do América Medita. A intenção era mobilizar o maior número de pessoas em prol da redução da violência e do controle do estresse. O evento foi um sucesso e reuniu milhares de pessoas em mais de 35 cidades da América. Em 2010, mais de cem cidades das Américas aderiram ao movimento; e, em 2011, o evento ampliou seu raio de ação e contou a participação de cidades de outros continentes, como a Europa e a Oceania. Desde então, a Arte de Viver vem promovendo regularmente eventos internacionais visando a paz mundial, utilizando a meditação como principal ferramenta, como o Planeta Medita.

 

Todos os conflitos militares e de violência civil são causados pelo acúmulo de estresse, que – por sua vez- é resultado de um acúmulo de emoções e vibrações negativas. A meditação ajuda a dissolver e a minimizar esses sintomas. Como consequência, desperta e aflora os sentimentos nobres de compaixão, amor, solidariedade e paz. As atitudes dos praticantes se tornam mais pacíficas, criando assim, um ambiente mais harmonioso. “A meditação é um ato individual, voltado ao universo interior, que gera condições para a atuação assertiva no mundo exterior”, afirma o presidente da organização no Brasil, Esmeraldo Oliveira.

 

O América Medita é um evento gratuito e aberto ao público. Não é preciso ter experiência anterior com meditação. Os participantes só precisam levar uma toalha, canga ou tapete de yoga e usar roupas confortáveis.